quarta-feira, 27 de maio de 2009

A história do jogo de damas nos leva a uma viagem de 4.000 anos !!

A história do jogo de damas nos leva a uma viagem de 4.000 anos !!

O tabuleiro primitivo, com captura já existe há 40 séculos !!
O povo na África movia pedras ou conchas em linhas desenhadas na areia.
Assim como fazemos hoje, eles capturavam as peças pulando sobre a peça adversária.
Esse jogo ainda não era o Jogo de Damas. As peças moviam-se para qualquer lado e não havia promoção à Dama.
O Jogo de Damas nasceu entre 2000 e 1500 AC, quando os africanos criaram a promoção (Dama).
A partir desse momento, os movimentos e as tomadas para trás só eram permitidas com as peças que tinham alcançado o outro lado do tabuleiro.
O novo jogo era jogado em um tabuleiro feito com 25 pontos interligados. Os dois jogadores começavam com 12 peças cada, conforme o desenho ao lado..
Os Faraós do Egito jogaram este jogo por volta de 3.500 anos atrás.
A dama não tinha muita força, andava apenas de casa em casa para qualquer direção.
Era uma Dama Curta, como a atual dama no American Checkers ou Dama Inglesa.
A captura não era obrigatória. O jogador poderia optar por não fazer a tomada.
Assim como em nossos dias, a civilização produzia bens que outras pessoas precisavam.
Desta forma, mercadores viajavam para outras partes do mundo com seus tabuleiros de jogos.
De acordo com o filósofo Platão, a Grécia emprestou os jogos de tabuleiros do Egito. Junto com estes jogos, estava o Jogo de Damas.
Não se sabe em que época o Jogo de Damas chegou à Atenas, mas os gregos o jogaram no século V AC, sob o nome de: “Jogo das cinco linhas”.
O Jogo de Damas foi tão comum e popular, que passou a fazer parte de provérbios.
Caso alguém tivesse que abandonar uma posição favorável, os gregos diziam: “ele deve abandonar a linha sagrada”.
Esta linha sagrada era a linha central, horizontal do tabuleiro de Damas. (Hoje, grande diagonal.)
A antiga Roma jogava Damas?
Sim !
O nome romano para o jogo era “Doze peças”.
O primeiro jogador de damas, cujo nome é Publius Mucius Scaevola, viveu no século II AC.
Ele se dizia capaz de jogar às cegas !!
Como um dos pais do Código Civil Romano, que influenciou a moderna legislação ocidental, e como membro do Colegium Pontificium, o sagrado colégio com autoridade política e religiosa, ele foi um dos mais respeitáveis cidadãos de Roma.
Não há alusões à Linha Sagrada na literatura clássica Romana, nem em literaturas posteriores.
Terão os romanos jogado uma variedade diferente do Jogo de Damas, ou foi um jogo de menor importância diferentemente da Grécia?
A incorporação das leis romanas é apenas um exemplo da influência romana na Europa.
Três países em particular assimilaram a cultura romana: França, Itália e Espanha, países de língua latina.
Um dos tesouros recebidos foi o Jogo de Damas !!
No século VI DC ou um pouco antes, o nome Latino para o Jogo mudou para Jogo com Peças e havia um segundo jogo de tabuleiro com o mesmo nome: trilha, o que prova que o Jogo de Damas e a Trilha eram jogados juntos frequentemente.
Este nome latino “jogo com peças” foi emprestado das tribos árabes.
Antes do século VIII DC, um jogador de damas árabe pensou em uma nova regra de promoção: a Dama ganharia uma grande liberdade de movimento.
A dama longa havia nascido.
No século VIII DC os Mouros, povo árabe, conquistaram a Espanha. O Jogo de Damas deles, mais vivo e rápido que o Jogo Romano com a Dama curta – conforme provado pela simulação feita em computador – conquistou o território também.
O primeiro livro de damas foi publicado na Espanha, em 1547, por Anton Torquemada.
Na França, entre os anos 1000 e 1500, talvez antes, o jogo de damas era muito popular. Havia dúzias de expressões baseadas no jogo.
Esta popularidade foi responsável pela inovação, feita no século XIV: jogadores de damas franceses começaram a jogar damas em tabuleiros de xadrez !!
E aí o jogo de damas no tabuleiro de xadrez recebeu seu próprio nome: no francês “jeu de dames”, com o significado de “jogo de dams (diques)”.
A idéia de “dique” é muito importante para compreender o nome do jogo de damas. Quando uma peça é coroada na grande diagonal, ela forma uma “barreira”, impedindo a passagem das peças comuns adversárias.
Jogadores de damas de outros países no continente adotaram este costume com este nome, porém os jogadores ingleses preferiram o nome de Checkers, literalmente “jogo no tabuleiro quadriculado” (em inglês – chequered).
No século XV, surgiu uma nova inovação, provavelmente vinda da França, mudando a característica do Jogo de Damas: a captura tornou-se obrigatória.
Os jogadores de damas espanhóis adotaram esta regra, mas eles estenderam para a captura múltipla.
O jogo espanhol é árabe com a variedade da dama longa. Esta dama longa incitou os jogadores de xadrez espanhóis a substituir sua rainha medieval “curta” para uma rainha “longa”, como é o movimento da rainha hoje em dia.
O nome da nova rainha vem de sua origem: dama, tirada da palavra espanhola damas.
A partir desse momento surgiu a lógica fundamental do jogo de damas – CAPTURA OBRIGATÓRIA - que o tornaria um dos mais difíceis dos jogos de tabuleiro, fazendo com que poucos, realmente, o compreendam.
Mais duas inovações tiveram espaço mais ao norte: na Holanda.
A primeira inovação foi a tomada para trás de uma peça não promovida e a segunda inovação foi a introdução do tabuleiro de 100 casas.
O jogo renovado recebeu o nome peculiar de: Damas Polonesas. Em holandês a palavra “Polish” significa estranho, esquisito.
Um século mais tarde, entre 1670 e 1690, a variedade chegou na França.
Este nome estranho inspirou o jogador parisiense Manoury, autor de dois livros de damas (1770 e 1787) a uma romântica lenda acerca do nascimento da Damas Polonesas.
Este tipo de lenda sempre nacionaliza a invenção. Desta forma Manoury contava aos seus leitores que a Damas polonesas havia sido inventada em Paris por volta de 1725 e com um oficial francês envolvido.
O segundo personagem importante, da Polônia, contribuiu tanto, que o oficial, magnanimamente, propôs que o novo jogo tivesse o nome de Damas Polonesas.
O Jogo de Damas, na França medieval foi extraordinariamente popular e foi também durante os séculos XVI e XVII.
Era o jogo de tabuleiro preferido na França. Nos cafés franceses do século XVIII, Xadrez, Gamão e Damas tinham a mesma popularidade.
É notável, no entanto, que não menos que Philidor, admirado pelo seu dom como compositor de músicas, jogador às cegas de Xadrez e autor de um lindo livro de Xadrez, reclamava da influência do Jogo de Damas no Xadrez.
Assim como seus compatriotas artísticos e intelectuais, Philidor jogava Damas também e até mesmo criou problemas em Damas. Como uma criança do seu tempo, Philidor não era capaz de resistir ao espírito de sua época, o ano de 1740. Ele quebrou a estratégia comum de atacar com as peças principais descuidando dos peões. Ao contrário, enfatizava a estratégia dando valor ao peão, influência que ele trouxe do jogo de damas.
No século XV, o xadrez emprestou a Dama que corre do Jogo de Damas. No século XVIII, o xadrez desenvolveu uma nova estratégia, inspirada no Jogo de Damas. Uma das características mais particulares do Xadrez é a promoção.
Os peões no xadrez passaram a serem promovidos a partir da idéia da promoção que já era praticada no jogo de damas já há alguns séculos.
Na Grécia antiga, poetas dedicavam linhas ao Jogo de Damas. Na Roma antiga o Jogo de Damas era jogado pelos mais respeitáveis cidadãos. Há apenas dois séculos atrás era o passatempo de nobres cavalheiros.
Nos cafés de Paris o jogo de damas era muito popular e entre os frequentadores destacava-se a figura do imperador Napoleão Bonaporte, que era um grande apreciador do tabuleiro de 100 casas.
Napoleão observa a formação estratégica das peças no tabuleiro de 100 casas e depois adaptava essas estratégias para utilizar nos campos de batalha, já que o jogo de damas equivale a uma luta de infantaria, onde o choque entre “soldados” é uma constante durante toda a partida.
Os positivistas, Diderot, Voltaire e outros, eram grandes adeptos do jogo de damas.
As primeiras aulas de jogo de damas em escolas aconteceram na Holanda, por volta de 1789.
Os livros contam que o Jogo de Damas é um jogo novo e deve sua promoção ao Xadrez e que sempre foi jogado à sombra dele.
Estudos contemporâneos apontam para uma visão completamente diferente. Em nossa sociedade, de toda forma, é psicologicamente difícil, se não impossível, aceitar esta verdadeira história.
Inúmeros livros de 100 casas foram publicados na França e na Holanda durante o século XIX.

O austríaco Izidore Weiss é considerado pela Federação Mundial de Jogo de Damas como o primeiro campeão mundial no tabuleiro de 100 casas, por volta de l895.

A Federação Mundial de Jogo de Damas foi fundada em 1947, em Paris.
A partir de 1954, os damistas da extinta União Soviética passaram a disputar os campeonatos mundiais e iniciou um grande domínio da “Escola Soviética”.
Durante o regime comunista houve um grande impulso no jogo de damas no leste europeu.
Já no final do século XIX surgiram inúmeros grandes mestres na ex-União Soviética.
Entre eles se destacaram Bodianski, Petrov, Kaulen, Sargin, os irmãos Vladimir e Alexander Chochin, etc...
Petrov foi autor do primeiro livro publicado na ex-União Soviética, onde ele expôs como se montava a Forçada. Como os soviéticos desconheciam a publicação de Anton Torquemada, passaram a chamar a Forçada de “Triângulo de Petrov”.
Os ex-soviéticos publicaram centenas de livros, com tiragem de vários milhões de exemplares.

Alguns dos Grandes Mestres da ex-União Soviética.

Distribuindo conhecimento por todas as ex-repúblicas soviéticas através da publicação de milhões de livros, o nível técnico dos damistas do leste europeu elevou-se em um patamar até hoje não atingido por nenhum outro país no mundo.
Um grande nome destaca-se na história do jogo de damas da ex-União Soviética: Vladimir Sokov, que faleceu em 1941, durante o cerco de Saint Peterburg, durante a Segunda Guerra Mundial.
Atualmente, os países do leste europeu jogam 2 tipos de damas de 64 casas: versão brasileira e versão russa.
Há apenas 2 diferenças de regras entre essas 2 versões. Em damas russas não existe a maioria e a peça, quando já toca a oitava casa do tabuleiro já se transforma em dama, o que denominamos de “dama voadora”.


A História do jogo de damas no Brasil

Ricardo Hermínio Ferrero, atual presidente da Confederação Brasileira de Jogo de Damas.

Durante a época dos descobrimentos, o jogo de damas era muito popular em Portugal e na Espanha.
Com a transferência da Corte Real, em 1806, para o Brasil, D. João VI trouxe o primeiro livro de jogo de damas para nosso país.
Trata-se do livro de Juan Canalejas, “El jue....”, publicado na Espanha em 1640.
Este livro encontra-se na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
Devido à influência da Corte Real, que se instalou no Rio de Janeiro, foi aí que o jogo de damas começou a se desenvolver em nosso país.
São Luís, capital do Estado do Maranhão, até hoje, é o único local no país onde se cultiva exclusivamente a damas internacional, tabuleiro de 100 casas.
Isso se deve à influência das invasões francesas e holandesas naquela região.
A França e a Holanda são países que até os dias de hoje, praticam exclusivamente o jogo de damas no tabuleiro de 100 casas.
É de São Luís o Mestre Internacional José Maria Silva Filho, campeão brasileiro 8 vezes.
Não existe informações seguras de que o Rio de Janeiro organizou torneios antes de 1930.
Existe uma publicação de um jornal de Belém, capital do Estado do Pará, noticiando um torneio ali realizado em 1929.
Os primeiros torneios apresentando uma organização séria aconteceram a partir de 1935, no Rio de Janeiro.
Nessa época surgiu Geraldino Izidoro da Silva, que publicou os 2 primeiros livros de jogo de damas no Brasil, ambos em damas internacional, tabuleiro de 100 casas.

Foto retirada do livro Ciência e Técnica do Jogo de Damas de Geraldino Izidoro e J. Cardoso.
Nessa época, no Rio de Janeiro, os torneios eram organizados em tabuleiros de 64 e 100 casas.
O dia 9 de maio é consagrado como o “DIA DO DAMISTA BRASILEIRO”, em homenagem à data de aniversário de Geraldino Izidoro da Silva.
Essa data foi homologada pela Assembléia Geral da Confederação Brasileira de Damas em 1975.
Essa homenagem foi prestada ao aniversário de Geraldino Izidoro por diversas razões:
Publicou os 2 primeiros livros no Brasil.
Iniciou a publicação de colunas de jogo de damas no Brasil, com publicações a partir de 1950, nas revistas A Cigarra” e “ O Guri”.
Foi o responsável, ao lado de Waldemar Bakumenko, pela unificação no Brasil das regras do jogo de 64 casas, fazendo-o ficar com as mesmas regras do tabuleiro de 100 casas.
Nas publicações de “O Guri” e de “A Cigarra”, Geraldino Izidoro iniciou a propagação do ensino do jogo de damas, começando a divulgar as primeiras técnicas do jogo de damas no país.
Também iniciou os primeiros concursos de solução de problemas.
Com essas publicações, Geraldino Izidoro expandiu o jogo de damas para todo o território nacional e estimulou a aparição de inúmeros torneios, a organização de clubes damísticos e incentivou que outros damistas iniciassem publicações nos mais variados jornais.
Em 1954, Geraldino Izidoro ganhou um excelente aliado: chegou ao Brasil o ucraniano Waldemar Bakumenko, campeão em 1927 da ex-União Soviética.
Waldemar Bakumenko iniciou em 21 de julho de 1954, sua coluna semanal “DAMAS”, no jornal “A Gazeta”, que na época era um dos mais importantes jornais da capital paulista.
A partir de 1954, Waldemar Bakumenko, com suas publicações em “A Gazeta”, avançou o trabalho que Geraldino Izidoro havia iniciado no final da década de 30.

E, em 23 de março de 1958, Waldemar Bakumenko iniciou a que foi a mais famosa coluna damística do país: “COLUNA DO DAMISTA”, que foi publicada ininterruptamente todos os sábados, durante 11 anos, até seu falecimento em maio de 1969, no mais famoso jornal de esportes que o Brasil já teve: “A Gazeta Esportiva”.
Em 1963, foi fundada a Federação Paulista de Jogo de Damas e foi organizado o primeiro Campeonato Paulista, com Waldemar Bakumenko sagrando-se campeão.
Bakumenko, profundo conhecedor do jogo de damas, iniciou a divulgação de técnicas mais avançadas e propagou os nomes das aberturas e dos temas combinativos.
A partir de todo esse movimento que se alastrava pelo país, surgiram ainda a Federação Mineira de Jogo de Damas, a Federação Carioca de Jogo de Damas, a Federação Gaúcha de Jogo de Damas e a Federação Espíritosantense de Jogo de Damas.
Essas 5 federações estaduais foram as responsáveis pela fundação da Confederação Brasileira de Jogo de Damas em 23 de abril de 1967, no estádio Caio Martins, em Niterói, então capital do estado do Rio de Janeiro.

Com Bakumenko em São Paulo e G. Izidoro no Rio, o jogo de damas tomou um impulso fabuloso. Bakumenko, alicerçado em sólidos conhecimentos técnicos, incentivou a prática do jogo, principalmente pela publicação semanal de uma coluna damística no jornal "A Gazeta Esportiva". Manteve também outras colunas e incentivou a criação de outras (L. Engels, famoso jogador de xadrez, incentivado pelo mestre, manteve uma seção no jornal "O Estado de São Paulo"). Criou grupos damísticos e foi a centelha da criação de muitos outros. Editou 2 livros: "Jóias do Jogo de Damas" e "Curso das Damas Brasileiras". Bakumenko faleceu em 13 de maio de 1969.
Por sua vez, G. Izidoro, realizando torneios, criando grupos damísticos e incentivando com simultâneas e prêmios a criação de outros, escrevendo diversas colunas em jornais e revistas, fez crescer o interesse pelo esporte no Rio e em todo o país.
Waldemar Bakumenko lançou na época as “AS REGRAS DE OURO”, que muito ajudaram a criar o perfil ético do damista brasileiro.
1 – Nunca toque a peça antes que resolve movê-la.
2 – Evite durante o jogo conversas inúteis.
3 – Não toque com os dedos as casas do tabuleiro acompanhando o cálculo.
4 – Não mostres impaciência quando teu adversário joga devagar.
5 – Não percas a oportunidade de assistir jogos entre bons damistas.
6 – Não apresentes desculpas da tua derrota. Dá valor à vitória do adversário.
7 – Por ética cumprimenta sempre teu vencedor ou vencido.
A década de 60 foi uma época de grande desenvolvimento para o jogo de damas. Em Belo Horizonte, em 1967, foi organizado o maior campeonato de jogo de damas até hoje do Brasil, reunindo 1009 participantes!
O grande obstáculo surgiu para o jogo de damas brasileiro em 1967, quando João Havelange, então presidente da Confederação Brasileira de Desportos, que na época englobava todos os esportes amadores, qualificou o jogo de damas como mera recreação, desfiliando-o da CBD.
Foi um atraso irreparável para a modalidade, pois somente em 19/11/1988 (21 anos depois!!), é que o jogo de damas voltou à condição de esporte no Brasil. Foram 21 anos à margem do processo esportivo nacional.
Em 1967, em Minas Gerais circulava a bela “Revista Brasileira de Damas” e ali encontramos uma matéria mostrando que João Havelange, quando presidente da Confederação Brasileira de Desportes, retirou todo o apoio ao jogo de damas, considerando que esporte era toda atividade predominantemente física.
Essa retirada de apoio ao jogo de damas por parte dos órgãos governamentais, fez com que os damistas brasileiros se unissem e fundassem em Niterói, (R.J.), a Confederação Brasileira de Damas, em 23 de abril de 1967.
A partir deste acontecimento passou-se a organizar anualmente o Campeonato Brasileiro de Jogo de Damas.
O primeiro campeão brasileiro foi o capixaba José Carlos Rabelo.
A partir de 1967, o nível técnico dos damistas brasileiros começou a se desenvolver de forma acelerada.
Surgiu Reginaldo da Cruz, campeão brasileiro de 1968 e Lourival Mendes França, campeão brasileiro de 1969 e 1970.
E em 1971, o vencedor do campeonato brasileiro foi um jovem paulista de 15 anos de idade, que até hoje é o mais jovem campeão brasileiro: Lélio Marcos Luzes Sarcedo.
E em 1973, Lourival Mendes França e Lélio Marcos Luzes Sarcedo viajaram para Nova Iorque, onde participaram do VII American Pool Checker´s Championship, sendo essa a primeira participação internacional do damismo brasileiro.
Em 1975, aos 19 anos de idade, Lélio Marcos Luzes Sarcedo, então presidente da Federação Paulista de Jogo de Damas, foi para a Holanda para filiar o Brasil à Federação Mundial de Jogo de Damas, que foi fundada em Paris, em 1947.
Na década de 70, o jogo de damas no Brasil estava se desenvolvendo em torno das Federações Estaduais, que somavam 12 em todo o país.
E mais um grande obstáculo surgiu para o desenvolvimento da modalidade em todo o território nacional; em 1975, foi promulgada a Lei 6251, que colocou no seu parágrafo segundo que “considerava-se esporte toda atividade predominantemente física”.
O xadrez não chegou a ser prejudicado pois o decreto 60228 que regulamentou a Lei 6251 colocou um parágrafo único no seu artigo segundo: “para efeitos desta lei, eleva-se o xadrez à categoria de esporte”.
Essa conquista do xadrez ocorreu por influência do então super ministro Mário Henrique Simonsen.
Em 1979, 2 brasileiros participaram do I Campeonato Panamericano de Damas Internacional, realizado em Paramaribo, capital do Suriname: Lélio Marcos L. Sarcedo e Cleuber de Souza Landim.
Nesse evento foi fundada a Federação Panamericana de Jogo de Damas.
Em 1982, em São Paulo, foi realizado o Campeonato Mundial de Damas Internacional, cujo vencedor foi o holandês Jannes van der Waal.
Em 1992, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, incluiu o jogo de damas nos Jogos Regionais e Abertos do Interior do Estado de São Paulo e uma nova era nasceu para o jogo de damas brasileiro.
Em 1995, em Águas de Lindóia, o brasileiro Lourival Mendes França terminou o Campeonato Mundial na primeira colocação ao lado do Grande Mestre Alexander Schvartzman.
Em 2002, na Ucrânia, Francisco Marcelo Araújo Oliveira sagrou-se campeão mundial na categoria juniores na categoria blitz 3x3 minutos e ficou em segundo lugar na categoria 10x10 minutos.
E em 2007, Ana Paula Araújo Brito sagrou-se campeã mundial na categoria cadete nas disputas de blitz 5x5 minutos e vice-campeã mundial nas disputas de blitz 10x10 minutos.
Essas conquistas mostram a grande evolução que vem ocorrendo no jogo de damas brasileiro e a grande alavanca de todo esse processo são os Jogos Regionais e Abertos do Estado de São Paulo.

Simultânea de Geraldino Izidoro em 25 de julho de 1958, no clube A.A.V.I., no Rio de Janeiro.
Simultânea de Geraldino Izidoro em 25 de julho de 1958, no clube A.A.V.I., no Rio de Janeiro.
Simultânea de Geraldino Izidoro em 25 de julho de 1958, no clube A.A.V.I., no Rio de Janeiro.
Pelé e Djalma Santos jogando damas na concentração da Seleção Brasileira de Futebol.

O austríaco Izidore Weiss é considerado pela Federação Mundial de Jogo de Damas como o primeiro campeão mundial no tabuleiro de 100 casas, por volta de l895.
Waldemar Bakumenko e Geraldino Izidoro.
Waldemar Bakumenko e Geraldino Izidoro.
Waldemar Bakumenko e Geraldino Izidoro.
Foto da capa do livro de Geraldino Izidoro e J. Cardoso, publicado em 1940. Este livro ficou popularmente conhecido como “Coruja”.
Foto da capa do livro de Geraldino Izidoro e J. Cardoso, publicado em 1940. Este livro ficou popularmente conhecido como “Coruja”.
Foto da capa do livro de Geraldino Izidoro e J. Cardoso, publicado em 1940. Este livro ficou popularmente conhecido como “Coruja”.

Fonte: www.topdam.com.br

5 comentários:

  1. Olá meu nome é Jonas Braga sou de Serra ES, praticante do jogo de Damas há mais 20 anos, gostaria de esclarecer uma dúvida com relação às regras desta modalidade, no que se refere ao empate da partida quando um dos damistas ao promover a terceira peça para "dama", e o mesmo tem em seu favor uma das três peças na grande diagonal, quantos lançes à partir de então ele tem para capturar à peça adversária e o mesmo só possui uma peça promovida à dama, ex: branca- h8, b8, h6; preta A3 , são doze ou quinze lançes? se puder me ajudar agradeço! Meu endereço eletrônico é braga-40@hotmail.com. Aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  2. Olha meu nome é Paulo Fontes sou comerciante de Poço Verde-SE,pratico DAMAS ha 11 anos procuro participar dos jogos abertos do interior através da cidade que resido, mais é dificil devido a imcapacidade ou irrespossabilidade da prefeitura que é a principal responsavél.sempre quis participar de uma organizaçao como essa de Maruim uma confederaçao,aqui onde moro so temos 4 a 5 jogadores de peso que jogam em outros estados, internet enfim.como faço pra ter a carteirinha da confederaçao de vocês meu tel 79 3549-1532 ou 79 98274725

    ResponderExcluir
  3. Muita fantasia nesta história do jogo. As damas sao invento do século XV. Tudo o anterior nao sao damas.

    ResponderExcluir